Radio Grooveshark

quinta-feira, 7 de março de 2013

Porque o Dia Internacional da Mulher?



Porque o Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher foi criado pela UNESCO em homenagem às corajosas operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, que, em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, reivindicavam algo bastante simples e que até hoje ainda não foi totalmente resolvido: uma jornada de 10 horas de trabalho por dia (que era de 14-16 horas) e equiparação salarial com os homens que desempenhavam igual função e o direito à licença-maternidade.

Unidas, elas decidiram por um protesto seguido de uma greve. Com a intenção de amedrontá-las e de proporcionar uma rápida solução ao impasse, os donos da fábrica, em conjunto com a polícia, trancaram as portas de emergência do galpão das máquinas e atearam fogo, num desenfreado desespero de querer mostrar a sua superioridade.

Com isso, cento e vinte e nove mulheres morreram queimadas e por asfixia dentro da fábrica de tecidos, devido a ação policial.

O século XX foi marcado na história como sendo o século da luta pelos direitos das mulheres.

Muitas mulheres de todo o mundo se destacaram nessas lutas e conquistas, muitas delas pagando alto preço. O caminho que as mulheres percorreram e ainda percorrem em busca de respeito à sua dignidade pessoal, social e profissional é árduo e longo.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

Nessa conferência ficou estabelecido que o dia 8 de Março seria uma data marcada para as grandes manifestações em toda a Europa, em homenagem as operárias da fábrica de Nova Iorque. Mas foi apenas quando mais de um milhão de mulheres se reuniram nas ruas, que a data passou a ser reconhecida como o dia internacional de luta pelos direitos de igualdade das mulheres.

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.

Qual é a intenção de celebrar o dia Internacional da Mulher?
A celebração desta data tem como objetivo principal destacar a importância do papel e a dignidade da mulher na sociedade, possibilitar uma tomada de consciência do valor da pessoa humana, contestando e revendo os preconceitos e limitações que ainda em nossos dias continuam sendo impostos à mulher.

Sandra L. Felix de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário